quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O destino

Me veio uma súbita inspiração - ou talvez seja apenas irritação - quando me lembrei de uma conversa de semana passada. A pessoa me disse que "tudo foi como Deus quis". Ok, existe um Deus que nos ouve e criou todas as coisas, mas o erro aí está em considerar que as coisas acontecem ao acaso. Ou, como dizem alguns, foi o destino ou a tal da Providência.

Não, não, não foi o destino. E Deus também nos deu algo chamado livre-arbítrio, e, de quebra, veio a responsabilidade por nossas ações. Assim, colhemos o que plantamos. É claro que, como está em Provérbios 3, há tempo para tudo debaixo dos ceus. Portanto, tanto bons quanto maus podem passar por situações confortáveis ou difíceis. Ou seja, o sol nasce para todos, a chuva cai sobre todos e qualquer um pode se tornar uma vítima de enchente...

Porém, é errado pensar que não existem alternativas, que tudo foi "porque Deus quis assim". Gente, o Senhor não é um tirano que empurra a vontade Dele guela abaixo. Pelo contrário, é tão educado que espera ser convidado para entrar em nossas vidas.

Além do mais, essa história de "porque Deus quis" era usada pela dominadora igreja católica durante a Idade Média, para que o povo não tivesse a curiosidade de descobrir suas origens e não lutasse contra injustiças sociais. Então, a expressão nasceu comprometida.

Desculpem, mas temos que assumir nossas responsabilidades sobre os fatos. É muito fácil jogar a culpa no destino e se negar a admitir equívocos.