quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Matéria de hoje: Transformando a casa sem reforma

Que mulher não gosta de mudar - e melhorar - sua casa? Claro, é delicioso ver o lar de cara nova, mais aconchegante, espaçoso, leve. As reformas, porém, são trabalhosas, desconfortáveis, costumam ser caras, e, por vezes, demoradas.

Por isso, transformar o cantinho sem reformas pode ser uma ótima ideia. Não acredita nisso? Então, experimente mexer na disposição de objetos, iluminação, cor e provavelmente terá uma surpresa. Não é preciso fazer uma revolução para dar novos ares a cada ambiente de casa. "Ao colocar flores e vasos diferentes, como por exemplo, uma orquídea num cachepot, ao mudar as almofadas ou mesmo os móveis de lugar, já muda o ambiente sem gastar", afirma Daisy Khappaz, da Hubby - empresa que assessora e organiza obras, reformas, eventos em residências e mudanças, incluindo a montagem da casa.

De fato, rearranjar os móveis e objetos, além de ser uma boa - e econômica - sugestão, ainda é uma forma divertida de transformar o cantinho, como aponta o designer Fábio Galeazzo. "Por vezes, brincar de forma descontraída com a casa, mudando os móveis de local, experimentando as diversas arrumações de um ambiente, pode surpreender".

Ainda falando em dicas que preservam o bolso, mexer com as cores de uma sala, cozinha ou quarto ou mesmo adicionar pinturas aos locais, é, de acordo com o especialista, o "método mais rápido e eficiente" de transformar o lar sem reforma. Essa literal redecoração não costuma ser cara e faz a diferença.

Apostar na força da iluminação é uma boa pedida para modificar cada ambiente. A regra básica é adequar as luzes ao tipo de atividade que a família ou visitas realizarão ali. "Quanto mais claro o ambiente, melhor. Meia luz só para televisão ou quando quiser relaxar, mas com certeza a luz sempre transforma um local", fala Daisy.

É possível também estilizar cada parte da casa, dependendo da intenção. Quer ver? Lâmpadas de cor âmbar em abajures de mesa trazem uma sensação aconchegante a quem se sentar ali. "A iluminação indireta embutida em sancas de gesso ou marcenaria demarca o ambiente e traz ares contemporâneos ao espaço. A última palavra em ousadia são os cortineiros iluminados", cita Fábio. Vale até deixar a simplicidade de lado quando o assunto for a iluminação da sala de jantar. "Lustres são uma vedete, trazem um toque pessoal e de personalidade ao ambiente".

Como o cheiro conta bastante na avaliação geral de um lugar, que tal acrescentar mais uma mudança? Caso você e sua família gostem de odores mais suaves, sprays aromatizantes podem dar um ar de limpeza e bom gosto ao seu lar, além de tornar o ambiente mais leve.

Aliás, investir num clima leve não é difícil. Atitudes simples como deixar o local bem arejado, ter cortinas translúcidas que filtrem a luz, ter uma fonte na sala de estar ou mesmo uma música relaxante ajudam a criar um ambiente gostoso tanto para a família quanto para as visitas e amigos.

Lembre sempre que, quando se trata da redecoração, o estilo de vida não pode ser esquecido. Para pessoas mais despojadas, ambientes multiuso podem ser bem úteis. "Retirar um dos braços do sofá, ou comprá-lo desta forma, dá um ‘quê’ de divã ao ambiente, deixando o local convidativo para um relaxamento nos momentos de introspecção", ensina Fábio.

Antes de transformar sua casa, avalie se ela precisa mesmo de uma reforma ou simplesmente de uma cara nova. Pesquise sobre as mudanças que gostaria de fazer, sem comprometer a renda da família, ou a sua (caso more sozinha). E então dê o seu máximo e deixe o lar com a sua cara! Além de você ficar satisfeita, seu bolso agradece.

Dicas de organização que redecoram
- Guarda roupa: tenha sempre cabides iguais, coloque toda a roupa dobrada em pilhas sempre dobradas do mesmo tamanho e, de preferência, separe por cores, colocando da mais escura para a mais clara

- Quarto de dormir: opte por tê-lo sempre com poucos objetos, aqueles que você gosta, assim seu quarto será sempre arrumado e confortável

- Local para trabalhar/escritório: o lugar de trabalho pode ser qualquer canto, desde que seja organizado - papéis sempre empilhados, canetas a disposição, mas em um só lugar. O ideal é separar o lugar de descanso do lugar de trabalho

Fonte: Daisy Khappaz, da Hubby

Por Priscilla Nery (MBPress)

Veja a matéria no Vila Mulher

"Examinem tudo...

... (mas) retenham só o bem".

Esse versículo de 1 Tessalonicenses 5:21 é mesmo o máximo!

Veja porque...

 - Quando somos crianças, os pais podem errar - aí, olhamos e pensamos: nunca vou fazer isso com meu filho.

- Depois, são os professores que erram - e pensamos: nunca serei professor! (ahuahuaha zueraa)

- Nossos amigos nos detonam pelas costas (baseado em fatos reais...) - e pensamos: não teremos mais amigos, nem vamos confiar em ninguém! Mas depois descobrimos que isso é meio que impossível.

- Se um líder espiritual erra, achamos um absurdo - mas esse é o caminho para que ele também aprenda conosco.

 - Quando nosso chefe erra, temos vontade de sair da empresa - aí, pensamos: esse cara não serve pra ser meu chefe. Mas seria bom pensarmos nas responsabilidades que ele tem.

Os erros das pessoas podem nos destruir ou não, só depende de como examinamos. E do que retemos. Reter o bem é ser livre para conversar sobre qualquer assunto, assistir a qualquer filme, ouvir qualquer besteira e, mesmo assim, não se contaminar.

Existem pelo menos dois tipos de pessoas: as que se deixam levar e as que levam!