sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curso de DJ para a terceira idade

No que você pensa quando ouve falar em DJ? Um jovem com calças largas, boné, tênis e uma corrente no pescoço? Pois esqueça o estereótipo. Hoje, esses profissionais não têm apenas um estilo de roupa e tampouco são apenas jovens.



Quem já está na melhor idade também entrou na dança. Duvida? Então saiba que já existe até um curso voltado para quem já passou dos 50 anos e sonha em fazer sucesso mixando sons.

A ideia pioneira foi da escola "E-Djs", em São Paulo. Há dois meses, eles perceberam que havia procura dos cursos por pessoas mais velhas e resolveram implantar aulas especiais para esse público. Nas palavras da DJ Lisa Bueno, diretora do projeto, o objetivo é "resgatar o prazer da música como hobby e profissionalmente. Só depende do rumo que os alunos quiserem tomar".

E parece que investir no pessoal mais velho está dando bons resultados. "Tenho um aluno de 58 anos, DJ Nilson Cotrim, que já toca profissionalmente, e outros sete que estão se preparando", comemora a diretora. De acordo com ela, o sucesso foi possível pelo fato de o universo musical ser tão democrático. "A música não tem idade".

O requisito básico para participar do curso é ter mais de 50 anos. Claro que a força de vontade também conta, como em qualquer processo de aprendizado. Quem tem vontade, disposição e paciência para se dedicar a cada etapa, com certeza já sai na frente.

As aulas são normalmente individuais e não é preciso ter conhecimentos sobre os aparelhos ou mixagem. Tudo será aprendido na escola. Portanto, os assuntos são bem diferenciados: Disparo; Contagem Musical; Equalização Básica; Técnicas de mixagem com cd; Técnicas de mixagem com vinil; Conhecimento de todos os estilos musicais e vertentes; Montagem, regulagem e ligação de equipamentos.

A duração do curso é de quatro meses quando o aluno optar por fazer uma aula por semana. Mas, para quem tem pressa, é possível terminar mais rápido. Basta combinar e marcar duas ou mais aulas na mesma semana.

Acompanhando a exclusividade desse tipo de curso voltado para o público da terceira idade, o preço também é especial (e agora promocional): R$ 180 por mês. Estudantes regulares pagam a mensalidade de R$ 195. Quem se interessou pode entrar em contato pelos telefones (11)3331-0898 ou 3331-0898, ou ainda pelo e-mail: e-djs@e-djs.com.br.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Veja esta matéria no Vila Mulher