terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Trabalho e filhos pequenos - dá para conciliar?

No mundo dos famosos, há exemplos de mulheres que deram um jeito de conciliar diversos trabalhos e o cuidado com os filhos: a atriz Angelina Jolie tem nada menos que seis pequenos, e em terras nacionais a modelo e atriz Fernanda Lima é mãe dedicada para seus filhos, os gêmeos João e Francisco.

Mas é claro que o dinheiro ajuda bastante nesses casos. Elas podem contratar babás, faxineiras, cozinheiras para ajudar com as coisas de casa e cuidar das crianças enquanto elas estão trabalhando. Mas, quando se tem filhos sem ter muitas riquezas, tudo fica bem mais complicado.

Esse é o caso de Leyza Araújo. Manicure desde mocinha, hoje ela possui seu próprio salão de beleza - pequeno, mas charmoso, em São Paulo. O fato é que ela se vira bem com a administração de seu negócio e a assistência aos filhos, Kamila, de 12 anos, e Daniel, de oito.

 Leyza e os filhos

"Trabalho com hora marcada, por isso posso conciliar as duas coisas, cuidar dos meus filhos e trabalhar", conta. Apesar disso, a rotina de Leyza não é fácil. "Levanto às seis da manhã, levo a Kamila na escola - ela entra às sete. Volto para abrir o salão às oito e atendo os clientes até 11h. Depois, vou para casa arrumar o Daniel, levá-lo à escola e buscar a Kamila, porque os dois estudam no mesmo lugar, só que em horários diferentes. Retorno ao salão e espero o horário de buscar o Dani, por volta das 17h. Finalmente, vou para casa no final do dia, arrumar tudo, preparar o jantar, etc."

Ufa! É uma correria só, mas a manicure não reclama. Faz questão de acompanhar seus pequenos o máximo que pode, mesmo que tenha que ir dormir tarde e acordar cedo quase todos os dias. No sábado - dia de maior movimento no salão - Leyza leva Kamila e Daniel para o local de trabalho.
Para se dedicar aos filhotes e ao trabalho, ela conta, claro, com ajudantes. As funcionárias de seu salão de beleza são confiáveis, e cuidam do local quando a mamãe coruja está fora. Os filhos também foram ensinados a se adaptar à rotina.

"O segredo para tudo isso é disposição, e me sinto uma privilegiada, pois posso cuidar da minha família e trabalhar, graças a Deus", fala a manicure. Para ela, o esforço vale a pena sim, porque não existe ninguém melhor que a mãe para cuidar dos filhotes.

Assim como Leyza, há muitas mulheres que se desdobram em mil e conseguem dar conta dos filhos e do trabalho. Apesar de existirem momentos em que é preciso se dedicar mais a uma coisa - como uma reunião importante ou quando o filho adoece -, a conciliação é possível.

Se você não tem um emprego flexível como o da manicure, não se preocupe. Para os filhos, o importante é a qualidade do tempo que vocês passam juntos, e a sua dedicação a eles. Seus pequenos percebem quando você está fazendo o máximo para ficar mais perto deles. O que não vale é precisar - ou desejar muito - trabalhar e não fazer isso só para ficar em casa com as crianças. Isso pode deixar você frustrada mais tarde, culpando seus filhos pela ausência de uma carreira de sucesso.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Veja esta matéria no Vila Mulher